Banner-para-internet-animado-728x90px-1

Ceará Vai Desafiar BYD: Nova Fábrica de Carros Elétricos!

Autor

Categoria

Compartilhar

Uau! General Motors e Comexport vão sacudir o Ceará com fábrica de carro elétrico

Gente, segura essa bombástica! A General Motors tá pisando no acelerador e fechou uma parceria babado com a Comexport pra mandar ver na produção do Chevrolet Spark EUV lá em Horizonte, Ceará. E olha que esse novo SUV compacto chinês não tá de brincadeira, vai bater de frente com os carrões da BYD que ficam de boa em Camaçari. Tá achando que é pouca coisa?

Então, confere só o que o Fábio Rua, vice-presidente da GM na América do Sul, soltou por aí: a Comexport tá com a licença na mão pra montar o Spark e, adivinha, a GM comprou! O Spark, que é uma belezinha de SUV elétrico com sotaque chinês, é criação da Wuling, amiga da GM na Ásia. Rolou um chá de comadres e o babado foi forte.

Agora, segura esse desejo de saber mais! A GM tá de olho pra deixar o Spark ainda mais irresistível que o Baojun Yep, a versão chinesa dele. Quer mais? O Spark nacional promete vir completíssimo, com cinco lugares e aquele toque especial da interface Onstar. Eita!

Mas não para por aí! A Comexport não tá nem um pouco preocupada em ficar sozinha nessa dança, viu? No mesmo embalo, a fábrica tá no esquenta pra receber a linha do Captiva EV e já tá na conversa com outras marcas tipo Neta e Omoda Jaecoo. Pense no agito!

Olha, vou te contar, a fábrica lá em Horizonte vai virar uma verdadeira “barriga de aluguel” pro mercado brasuca, tipo aquelas fábricas multimarcas que fizeram sucesso lá no Uruguai, como a Nordex em Montevidéu. Acha que eu to mentindo? Lá saem carros da Stellantis, Ford e Kia, meu bem!

Mas, e aí, como é que essa fábrica vai dar conta de tanto carro diferente? Simples: com o truque das produções CKD e SKD. A Comexport já tá até acostumada, pois no mesmo endereço eram produzidos os saudosos jipes Troller.

Agora, anota aí: carros montados em SKD e CKD chegam pro Brasil em kits, mas quase nada de nacionalização. Só que, a partir de janeiro de 2027, a coisa vai ficar mais apertada! Vai ter imposto de 35%, igualzinho aos importados. A BYD já tá fazendo os corre pra evitar essa mordida e tá planejando uma produção com mais cara de Brasil lá na Bahia.

Olha, eu vou te contar, essa parceria da GM com a Comexport promete abalar as estruturas, viu? Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela!

Autor

Share