Wagner Moura, Daniela Mercury e o Furdunço do “Homem do Sombreiro”
Painho e mainha, lá em Salvador, o bafafá foi grande durante a manifestação contra a tal de PEC da Blindagem e a anistia. Estavam por lá ninguém menos que Wagner Moura e Daniela Mercury, duo que já é um espetáculo por si só. Mas quem roubou a cena foi o “homem do sombreiro”, que deixou a galera da internet ouriçada.
O tal “homem do sombreiro” é Veko Araújo, parte do Cortejo Afro. A confusão foi porque ele estava lá todo estiloso, com trajes vermelhos e sombreiro branco de renda, e uns internautas sem noção começaram a gritar “racismo!”. Mas Veko logo colocou lenha na fogueira e esclareceu tudo: “Meu sombreiro é de paz, galera, não tem nada a ver com isso que estão falando”.
Teve gente que quis saber qual era realmente a do “sombreiro-man”, mas Veko foi logo avisando que não ia revelar o mistério para quem não merece. Citou até Maria Bethânia, dizendo que esse fuzuê todo não vai prender ele não. Afinal, “viva a liberdade”, né, minha gente?
Pra fechar, uma usuária do X colocou o dedo na ferida e avisou: “Esse sombreiro é nossa cultura, minha gente. Antes de julgar, bora pesquisar, porque racismo não tem vez por aqui”. Tá dado o recado, viu?
E assim, povo de fé, se ficou curioso pro que rolou mais, é só caçar as cenas do trio que essa só foi uma pitada do acarajé. Almofadinha que é, Veko Araújo e seu sombreiro cheio de axé seguem em frente, com o Cortejo Afro levantando nossa bandeira cultural.





