Fofoquinha da Mainha: Agora as lojas terão que contar todos os segredos do reconhecimento facial!
Menina, ó o babado: a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados resolveu botar ordem no galinheiro! Aprovou um projeto danado de importante que obriga os lojistas a deixarem o povo saber se estão sendo vigiados por aqueles programas de reconhecimento facial ou emocional. Nada de pegar cliente de surpresa mais, viu? Tem que botar avisinho bem visível, como Mainha sempre fala: “Aqui tudo se vê!”
Com a aprovação desse textinho legal, as lojas vão ter que pedir aquele “pode ou não pode” antes de ficar bisbilhotando a vida da gente. E se algum espertinho resolver fazer vista grossa, vai ter que arcar com as penalidades da famosíssima Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). É multa e mais multa, fora outras complicações.
O deputado Nilto Tatto deu aquele apoio de responsa ao projeto de Juninho do Pneu, que veio todo animado lá do Rio. O Tatto ainda deu aquela polida no texto, mas sem mexer na ideia central da coisa. E é bom todo mundo ficar esperto porque esses banco de dados podem virar uma arapuca danada se caírem em mãos erradas. Cuida-se, galera!
Agora, pra quem tá solto na buraqueira achando que acabou, calma! O projeto ainda vai dar uma voltinha na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se passar, só falta a benção da Câmara e do Senado pra virar lei. Aí, meu bem, vai ser um Deus nos acuda nas lojas! Bora ver se isso vai pra frente ou se fica só na conversa fiada.